Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Simulador ajuda vítimas de AVC a voltar a dirigir

Carro especialmente equipado é instalado em frente a um telão, onde são projetadas situações encontradas no trânsito

São Paulo - Pesquisadores dos Estados Unidos e da Bélgica desenvolveram um simulador de alta fidelidade que ajuda pessoas que tiveram acidente vascular cerebral (AVC) a voltar a dirigir de veículos.
Os cientistas treinaram no simulador um grupo que havia sofrido AVC. Após cinco semanas, os voluntários foram submetidos a um exame de habilitação, junto com outro grupo que teve derrame e não passou pelo treinamento. O resultado: o primeiro grupo teve quase o dobro de aprovados em relação ao segundo.
“Tradicionalmente, para ajudar pacientes a voltar a dirigir, tem se recorrido a métodos baseados em papel ou a treinos no trânsito real, o que é bastante inseguro”, disse Abiodun Akinwuntan, do Colégio Médio da Geórgia e principal autor do estudo, publicado na edição de 27 de setembro da revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia.
A pesquisa foi realizada na unidade de reabilitação do Hospital Universitário em Pellenberg, na Bélgica, com 83 pacientes.
O simulador consiste num automóvel especialmente equipado, instalado em frente a um telão onde são projetadas situações encontradas no trânsito em cidades e estradas. O percurso, de 33 quilômetros, foi desenvolvido em computador e inclui as mais variadas situações, adaptando-se às respostas dos motoristas.
Os erros cometidos foram monitorados tanto por um computador quanto por um dos pesquisadores. “As simulações de estradas rurais, com menor tráfego, são boas para testar habilidades básicas. O cenário urbano oferece um ambiente em que a atenção está constantemente dividida, enquanto as rodovias permitem que os pacientes treinem ultrapassagens”, explica Akinwuntan.
Agência Fapesp
FONTE ESTADÃO ON LINE



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade