Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Cláusula que prevê rescisão automática ...

A cláusula de contrato de seguro determinando o cancelamento automático do acordo em caso de inadimplência é nula. Essa foi a conclusão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Segundo os ministros, este tipo de cláusula contraria o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil. Quando do atraso do pagamento do seguro, a empresa pode requerer, na Justiça, a rescisão do contrato; não podendo cancelá-lo automaticamente.

O advogado Marcelo Costa Mascaro Nascimento, de São Paulo, firmou com a Trevo Seguradora um contrato de seguro de seu automóvel, um Mitsubishi Pajero 97. O contrato seguraria seu carro - avaliado na época (1997) em R$ 51 mil - até setembro de 1998. O valor do seguro - R$ 3.960,89 - foi dividido em quatro parcelas. Marcelo Mascaro pagou as duas primeiras, mas deixou de quitar as duas últimas, vencidas em dezembro de 1997 e janeiro de 98 respectivamente. Segundo o advogado, a Trevo não teria enviado os boletos bancários das últimas cobranças.

O Pajero de Marcelo Mascaro foi roubado em maio de 1998. Com isso, o advogado entrou em contato com a Trevo para cobrar a cobertura do automóvel. Porém, acabou sendo informado de que o acordo teria sido cancelado pela seguradora desde o atraso da terceira parcela. E, por isso, a Trevo não estaria devendo nada ao advogado. Com a resposta, Marcelo Mascaro entrou com uma ação contra a seguradora. No processo, o advogado requereu o pagamento integral previsto na apólice com o desconto das prestações não quitadas por ele ou o pagamento de 50% do valor do seguro, proporcionalmente às duas prestações pagas.

O Juízo de primeiro grau rejeitou o pedido de Mascaro. A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, que também negou o apelo do segurado. Para o Tribunal, se o atraso das parcelas fosse de poucos dias poderia ser acolhido o pedido de Marcelo Mascaro, mas, segundo o TAC/SP, "só lembrou de honrá-las o segurado em 06/05/98, quando ocorreu o furto. Nesta oportunidade a seguradora já havia dado por rescindido o contrato".

O Tribunal também rejeitou o segundo pedido de pagamento dos 50% do seguro, proporcionalmente às parcelas quitadas pelo segurado. Para o TAC/SP, caberia ao segurado, "quando muito e na avaliação criteriosa de suas possibilidades", requerer, em outro processo, a devolução das prestações pagas. Com as decisões desfavoráveis, Marcelo Mascaro recorreu ao STJ.

De acordo com o recurso, a Trevo não poderia cancelar a apólice do seguro em decisão unilateral. Ela teria a obrigação de cientificar o segurado de que o contrato seria rescindido se as parcelas em atraso não fossem pagas. Ainda segundo o advogado, "considerando que a recorrida (Trevo), na prática, permite o pagamento com atraso, mesmo que haja a cláusula contratual (nula) que disponha que o atraso de um dia no pagamento das parcelas do prêmio acarretaria a rescisão do contrato, não se pode admitir, sob pena de grave abuso, que ela só se utilize desta cláusula quando se verificar o sinistro, como lhe convier".

O ministro Barros Monteiro acolheu parte do recurso de Mascaro determinando o pagamento do valor total previsto na apólice descontando-se, em favor da Trevo, as quantias correspondentes às duas parcelas não pagas, devidamente corrigidas a partir do vencimento de cada. Lembrando decisões anteriores no mesmo sentido, o relator enfatizou que, de acordo com o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, a cláusula que prevê a rescisão unilateral do contrato por inadimplemento seria nula, pois estaria posicionando o beneficiário em situação nitidamente inferior à seguradora.

Além disso, segundo Barros Monteiro, o artigo 1450 do Código Civil "desautoriza o cancelamento automático e unilateral da apólice ao impor ao segurado em mora a obrigação de pagar os juros legais do prêmio atrasado". O ministro lembrou ainda que o artigo 1092 do Código Civil concede à seguradora o direito de buscar a rescisão do contrato com perdas e danos na Justiça - o que não foi feito, preferindo-se o cancelamento unilateral do acordo.

Processo: RESP 323186



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade