Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Justiça Federal determina a gratuidade de exame...

O juiz federal Aroldo José Washington da 4.ª Vara Cível de São Paulo determinou que no prazo de 15 dias, os governos federal, estadual e municipal implantem o exame de genotipagem do vírus da imunodeficiência humana (HIV-1), no Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os pacientes portadores deste vírus.

Segundo o Ministério Público, esse exame tem como objetivo detectar a presença de mutações no genoma viral. A relação de mutações encontradas pode estar associada à resistência a terapia prescrita. A análise das informações obtidas através desse exame é o método mais rápido para o médico adotar um regime terapêutico mais adequado para o paciente.

Para o juiz, `todos os portadores do HIV fazem jus ao exame de genotipagem, ressaltando que a saúde diz respeito `ao maior dos direitos fundamentais, previstos no art. 5.º da Constituição Federal que é o direito à vida, sem o qual, por razões óbvias, os demais direitos se tornam de nenhum valor`.

Em sua decisão, Aroldo Washington, considera que `a omissão dos réus (governo federal, estadual e municipal), na realização deste exame, que é sempre solicitado por médico devidamente habilitado para o tratamento desta doença, não encontra justificativa legal. É o descaso para com a vida, em nome de uma burocracia, falta de recursos, e qualquer outra desculpa, descurando-se do bem maior, que é a proteção da Vida.`

De acordo com o juiz, o procedimento instaurado pelo MPF data de julho de 2000, e `a desculpa é que em outubro de 2001 os laboratórios credenciados para a realização destes exames já estariam funcionando, entretanto, como esta doença não espera, o vírus do HIV não é munido de paciência, e não está preocupado com a situação econômica do país, à espera de uma solução para este problema, é caso de se deferir a tutela antecipada, nos exatos termos do pedido.`

Foi fixada, ainda, multa diária de 10 mil reais a cada réu, dentro de sua área de competência, que será revertida ao Fundo Nacional de Proteção aos Direitos Difusos, ou similar, que deverá ser indicado pelo MPF.



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade