Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

PROJETO DIREITOS SOCIAIS E SAÚDE: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política

 

Projeto fortalece comunidades brasileiras sobre gestão em saúde pública

 
Conhecer os direitos básicos na saúde para poder cobrá-los com propriedade e conhecimento. Empoderar as comunidades que seu direito à saúde não só precisa ser garantido como efetivado. Estes são alguns do objetivos do projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política”, que será lançado hoje (18), no Centro Cultural de Brasília (CCB). O projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da Agência Católica para a Cooperação Internacional da Inglaterra e país de Gales (CAFOD).
 
O projeto será implementado no Brasil, nos próximos três anos, por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional.
 
Neste novo projeto, serão realizadas formações sobre o direito à saúde pública para agentes da Pastoral de Saúde em três localidades brasileiras: Grajaú e Alvarenga, no Estado de São Paulo; e Parque dos Coqueiros e Parque das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte.
 
Pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 3 de cada 4 pessoas utilizam o Serviço Único de Saúde (SUS). O dado mostra o quanto o SUS é importante para a população brasileira e o quanto sua eficácia deve ser garantida pelo Estado, evitando o sucateamento e zelando pela qualidade dos serviços oferecidos.
 
Daí a importância de as comunidades, através de seus agentes, participarem e se capacitarem em momentos de tomadas de decisões que podem interferir em seus direitos.“O projeto defende a saúde como um direito dos cidadãos e dever do Estado. Trata-se da saúde não como mercadoria, onde só quem tem dinheiro a compra, mas como um direito de todos. O projeto ajuda as comunidades através do processo de formação, fazendo-as conhecerem seus direitos e empoderando-as no sentido de terem os mesmos garantidos”, afirmou Luiz Bassegio, coordenador geral do projeto.
 
Para saber mais: www.direitosociais.org.br


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade