Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Governo distribui remédio 3 em 1 para combater HIV

15 de janeiro de 2015
 
Fonte: O Globo
 
Segundo Ministério da Saúde, cem mil novos pacientes devem ser beneficiados este ano
 
brasíua- A rede pública de saúde em municípios de todo o país deve receber na próxima semana o medicamento três em um para o tratamento de pacientes com HIV. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição deve beneficiar, inicialmente, cem mil novos pacientes em 2015. O ministério informou que já enviou lotes do remédio a todos os estados.
 
A dose tripla é a combinação dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). O governo federal investiu R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos. O estoque é suficiente para atender aos pacientes ao longo dos próximos 12 meses.
 
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a dose combinada representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento de Aids no país.
 
- A utilização da dose fixa combinada irá permitir melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com HIV e Aids. Como significa a redução dos três medicamentos para apenas um comprimido, é de fácil ingestão e tem boa tolerância pelo paciente explicou o ministro.
 
De acordo com dados do governo, atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e Aids no país. Deste total, 80% (589 mil) foram diagnosticadas. Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos da doença no Brasil. A taxa de detecção está em torno de 20,4 casos a cada cem mil habitantes, o que representa aproximadamente 39 mil novos casos de por ano.
 

O medicamento três em um que começou a ser distribuído agora tinha uso na rede pública previsto desde 2013, em um protocolo publicado em dezembro daquele ano. 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade