Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Governo federal lança cartilha de alimentação

06 de novembro de 2014
Fonte: O Estado de Sâo Paulo
 
O Ministério da Saúde lançou ontem a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, com dicas para compra, preparo e consumo de alimentos. O objetivo da publicação, que será distribuída em escolas públicas e particulares e em unidade s de saúde, é incentivar hábitos alimentares saudáveis e tentar evitar o avanço do sobrepeso e da obesidade.
 
Dados da mais recente pesquisa encomendada pela pasta mostram que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso. O índice, de 2013, é 19% superior ao que havia sido identificado em 2006, quando 42,6% dos entrevistados indicavam estar com sobrepeso. A obesidade no período aumentou de 11,8% para 17,5%. "A segunda edição é menos técnica, voltada para trabalhadores de saúde, para condução de atividades nas escolas", avaliou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
 
O guia recomenda que a população evite alimentação em redes de fast-food, alimentos ultraprocessados, formulações industriais como biscoitos, balas, sorvetes, sopas liofilizadas e bebidas lácteas. São produtos geralmente muito ricos em gorduras e açúcares, com alto teor de sódio. O manual também aconselha moderação no uso de óleos, gorduras, sal e açúcar.
 

O lançamento chegou a ser adiado em razão do descontentamento da indústria com o teor do material. 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade