Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Recibos de banco: novos vilões da saúde?

23 de outubro de 2014
 
Cientistas americanos detectam substância cancerígena nos papéis
 
Substância química usada em uma variedade de produtos de consumo cotidiano, o bisfenol A (BPA) foi identificado também nos recibos de banco e caixa registradora. Estudo da Universidade de Missouri (MU, na sigla em inglês) indica que o contato com o papel elevaria os níveis da substância - com potencial cancerígeno - em humanos. Se o papel térmico for tocado após o uso de produtos de cuidados da pele (de hidrantes a filtros solares), a absorção pode ser ainda maior.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, outros estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios natural e trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos e endometriose, além de cânceres.
 
- O BPA foi primeiro desenvolvido por um bioquímico e testado como um explicou Frederick vom Saal, professor de Ciências Biológicas da Faculdade de Artes e Ciências da MU. - A substância age como um desregulador endócrino e tem demonstrado alterar mecanismos de sinalização que envolvem o estrogênio e outros hormônios.
 
ABSORÇÃO RÁPIDA
 
No estudo, os pesquisadores testaram pessoas que limparam as mãos com desinfetante ou que usaram cremes e protetores solares e, em seguida, seguraram os tais papeizinhos que costumam ir direto para o lixo. Como um passo adicional, os indivíduos que haviam manipulado o produto depois comeram batatas fritas diretamente com as mãos. O resultado foi que o BPA foi absorvido muito rapidamente, segundo Vom Saal.
 
- Nossa pesquisa descobriu que grandes quantidades de BPA podem ser transferidas para as mãos e para os alimentos que você segura e come, bem como podem ser absorvidas através da pele - afirmou. - A substância apresenta propriedades semelhantes a hormônios e comprovadamente causa defeitos reprodutivos em fetos, bebês, crianças e adultos, bem como câncer, alterações metabólicas e problemas imunológicos em roedores.
 
O cientista disse ainda que o BPA absorvido de papéis térmicos é detectável rapidamente no sangue, e, nesses níveis, muitas doenças, como diabetes e obesidade, também aumentam, representando "uma ameaça para a saúde humana"
 
Enquanto estudos mais aprofundados não são realizados, a revista americana "Consumer Reports" deu algumas dicas aos consumidores preocupados com potenciais riscos. Uma possibilidade é pedir o envio dos recibos por e-mail quando for possível. Caso seja totalmente necessário manter os papéis, não os coloque simplesmente na carteira. O correto é embalá-los com um saco plástico. O BPA é passado para qualquer coisa que com ele tenha contato, incluindo notas de dinheiro.
 
Para aqueles que lidam com muito papel térmico, como funcionários de caixas de supermercado, por exemplo, é interessante usar luvas do tipo que são encontradas em clínicas ou hospitais. No entanto, um toque serve para todos: sempre lavar as mãos após manusear o recibo.
 
MAMADEIRAS PROIBIDAS
 
Alguns países, inclusive o Brasil, optaram por proibir a importação e a fabricação de mamadeiras que contenham bisfenol A, considerando a maior exposição e a grande susceptibilidade dos indivíduos usuários desse produto.
 
Essa proibição, a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está vigente desde janeiro de 2012 Assim, mamadeiras feitas de policarbonato não podem ser comercializadas no país.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade