Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

País estuda maior controle contra Ebola

21 de outubro de 2014
 
Brasil pode adotar segunda entrevista, no desembarque, de viajantes vindos de países atingidos; medida foi tomada por EUA e Inglaterra
 
Ligia Formenti
 
Ministério da Saúde deve definir até a próxima semana se altera a política de controle de passageiros procedentes de países com surto de Ebola. Reuniões com representantes de aeroportos, integrantes da pasta e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão sendo realizadas para avaliar a adoção de uma segunda entrevista para pessoas que chegam ao País vindas da Guiné, de Serra Leoa ou da Libéria. Medida semelhante passou a ser adotada nos Estados Unidos.
 
"Estamos estudando eventuais mudanças. Queremos implementar algo que tenha efetividade, não vamos perder tempo com factoides, com medidas inócuas", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Para tomar a decisão, o governo federal acompanha o rumo das discussões no cenário internacional, enquanto traça um perfil detalhado sobre como e quando os pacientes procedentes dessas regiões chegam ao País.
 
No primeiro semestre, cerca de 15 pessoas procedentes dos três países desembarcaram no Brasil - a maioria no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. "É um número muito pequeno, sobretudo quando comparado com o movimento do aeroporto. Todos os dias, chegam 30 mil passageiros de voos internacionais", disse Barbosa. O surto já matou mais de 4,5 mil pessoas.
 
Não há voo direto dessas regiões para o Brasil. Geralmente, os viajantes fazem escala no Marrocos. "Somente Estados Unidos e Inglaterra adotaram medidas semelhantes. E ambos têm voos diretos. Os demais países avaliam as medidas mais apropriadas", afirmou Barbosa.
 
Transtorno. O secretário descartou a possibilidade de a entrevista ser realizada no avião. "Temos preocupação em não tumultuar."
 
Barbosa considera fundamental a entrevista feita antes de o passageiro embarcar, ainda nos países africanos. Depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar emergência sanitária mundial por causa da epidemia, em agosto, aeroportos dos três países passaram a analisar passageiros que embarcam em voos internacionais. Desde então, cerca de 70 mil pessoas foram entrevistadas e 76 não puderam viajar.
 
Caso a entrevista no desembarque seja de fato adotada, ela terá como objetivo maior reforçar para o passageiro a necessidade de ele procurar um serviço médico caso apareçam sintomas:febre, diarréia, vômito e hemorragia. "Acreditamos que seja muito pequeno o risco de o paciente liberado na primeira entrevista apresentar algum sintoma 24 horas depois", disse. O secretário ressaltou, no entanto, que, mesmo que a medida seja adotada, ela não tomará o País imune ao Ebola. "Nenhuma ação isolada é suficiente. Nenhuma barreira, por mais bem feita, é infalível."
 
Protocolo. O ministério está reforçando também as orientações para as secretarias estaduais e municipais. "O sistema está alerta. Não vamos criticar eventuais avisos que não se enquadrem em casos suspeitos. Mas é fundamental que profissionais estejam familiarizados com casos suspeitos e com todo o protocolo que deve ser acionado", afirmou Barbosa.
 
Cuba
 
Em editorial publicado ontem, o jornal The New York Times elogia Cuba por enviar médicos para combater o Ebola na África e critica o governo americano por não juntar forças à ilha.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade