Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ebola se espalha pela África

15 de outubro de 2014
 
OMS alerta que Libéria, Guiné e Serra Leoa poderão ter até 10 mil casos por semana; mortalidade é de 70%
 
A epidemia do vírus Ebola se expande geograficamente pela Libéria, Guiné e Serra Leoa, e o número de casos na África Ocidental vai superar 9 mil até o fim desta semana, alertou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS). A taxa de mortalidade atual é de 70%, disse o diretor-geral-assistente da OMS, Bruce Aylward. Ele ressaltou que as projeções da OMS indicam que até a primeira semana de dezembro pode haver entre 5 mil e 10 mil novos casos por semana naqueles países. O avanço da doença foi debatido ontem pelo Conselho de Segurança da ONU.
 
O número de mortos chegou a 4.447 dos 8.914 casos registrados até agora. Aylward lembrou, no entanto, que em algumas áreas foram constados sinais de redução nas taxas de infecção. Nigéria e Senegal podem serem declarados livres de Ebola em alguns dias, caso não surjam mais casos. Mas ele acrescentou que seria "realmente prematuro" ver qualquer sucesso na aparente desaceleração dos números em algumas regiões. A OMS tem dito repetidamente que os casos de Ebola estão acima dos registrados oficialmente nos países mais afetados. A organização multiplica os números de Guiné por 1,5, os de Serra Leoa por 2 e os da Libéria por 2,5 para ter dados mais precisos do quadro geral, disse Aylward.
 
Um funcionário sudanês da ONU morreu em um hospital de Leipzig, na Alemanha, onde foi internado depois de contrair Ebola na Libéria. O homem sudanês de 56 anos, que foi levado na quinta-feira da Libéria para a Alemanha, era um dos três pacientes infectados que o país havia aceitado receber. A ministra dos Transportes da Libéria, Angeline Cassell-Bush, colocou-se em quarentena voluntária, após seu motorista morrer de Ebola no fim de semana.
 
Nos Estados Unidos, as autoridades de saúde alegaram uma falha na aplicação das medidas de proteção para explicar o primeiro contágio em solo americano, de tuna funcionária de saúde do hospital de Dallas. Na Grã-Bretanha, os passageiros que desembarcam no aeroporto de Heathrow vindos do oeste da África passaram a ser examinados ontem, em busca de sinais do vírus Ebola. Até o final da semana o programa será levado ao aeroporto de Gatwick, também em Londres, e à linha de trem Eurostar. Qualquer pessoa que tiver sido exposta à doença ou exibir sintomas passará por uma avaliação clínica e poderá ser encaminhada a um hospital, informou o governo. Mas autoridades de saúde questionam a vistoria, já que o período de incubação do vírus é de 21 dias, durante os quais o paciente pode não ter sintomas. O ministro da Saúde, Jeremy Hunt, afirmou, na segunda-feira, que a Grã-Bretanha poderá registrar "um punhado" de casos do Ebola nos próximos três meses, em parte devido ao fato de ser um destino popular de viagens. Reuters
 
O avanço do surto do Ebola foi debatido ontem pelo Conselho de Segurança da ONU. O número de mortos chegou a 4.447 dos 8.914 casos registrados desde o início da epidemia, em março
 
 
Fonte: Brasil Econômico


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade