Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Servidores da Unicamp aprovam abono e greve de 112 dias acaba

12 de setembro de 2014
 
Professores haviam aceitado reajuste há mais de um mês; na Unesp, paralisação também perde força
 
Victor Vieira
 
Após 112 dias parados, os servidores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram ontem encerrar a maior paralisação da história da instituição. O grupo aceitou a proposta feita pela reitoria, de aumento de 5,2% nos salários e abono de 28,6% para recompor as perdas inflacionárias desde maio, quando começou a negociação do dissídio.
 
A decisão foi tomada ontem em assembléia com 600 grevistas, que iniciar ano movimento contra o congelamento salarial proposto pelos reitores. Os benefícios serão pagos uma semana após o retomo às atividades. Outra promessa da reitoria é levar à frente a equiparação dos pisos salariais entre carreiras semelhantes na Unicamp e na Universidade de São Paulo (USP).
 
Já os docentes, que suspenderam a greve há 42 dias, aceitaram um abono de 7,6% - em complemento ao benefício que já havia sido pago pela reitoria em agosto. À época, a Unicamp também propôs abono aos funcionários, que rejeitaram.
 
Unesp, Na Universidade Estadual Paulista (Unesp), há greve dos professores em oito câmpus - de 24. Cinco aceitaram a proposta feita pela reitoria, que inclui reajuste e abono nos mesmos valores da Unicamp, além de aumento de 41,6% no vale-alimentação, em duas parcelas.
 
Dos 16 câmpus onde os funcionários ainda estão de braços cruzados, 5 já fizeram assembléias e só l recusou. Servidores e docentes da Unesp ainda vão esperar assembléias gerais na próxima semana para dar fim à greve. Outro pleito dos funcionários é antecipar a equiparação dos pisos salariais com os pagos na USP.
 
Volta às aulas 88,4 mil é o total da alunas da Unicamp e da Unesp, em greve há quase quatro meses. Na Unicamp, o início do seguido semestre foi adiado em um mês e o ano letivo se estenderá até Janeiro de 2015.
 
Já na Unesp cada faculdade decidirá sobre a reposição de classes após o fim da paralisação.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade