Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Brasileiro sugere integração de pesquisas

12 de setembro de 2014
 
Um sistema integrado que reuna todos os avanços na pesquisa em saúde. Essa é a proposta de José Salm, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, e Robert Terry, da Organização Mundial da Saúde (OMS), detalhada em um artigo publicado na edição de hoje da revista Science. O texto faz parte de um especial sobre os maiores desafios para o bem-estar global listados por especialistas de várias partes do mundo. Uma primeira parte dos trabalhos foi divulgada na edição de ontem da Science Translational Medicine, publicação do mesmo grupo, e envolve abordagens para problemas como morte de recém-nascidos, desordens psiquiátricas e dificuldade de acesso a imunizações.
 
Segundo Salm, a integração de informações se torna ainda mais essencial no atual momento, em que investidores tentam se levantar da crise econômica. Se a situação dos países com mais condições de financiar pesquisa é difícil, a das nações pobres é muito pior. A ferramenta amenizaria essa dificuldade fornecendo informações que otimizassem o uso dos já escassos recursos. "O sistema vai disponibilizar o resultado de pesquisas, o que poupará os países mais pobres de investir em estudos iguais. Eles não precisarão repetir um experimento, esse seria o benefício geral", assegura Salm, também pesquisador do Instituto Stela, organização sem fins lucrativos em Florianópolis
 
Os Estados-membros da OMS também já reforçaram a necessidade de um observatório global. Eles solicitaram, em conjunto, à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) a elaboração de um mapa universal dos avanços na saúde. "As informações seriam essenciais para o desenvolvimento de pesquisas de doenças tropicais ou negligenciadas, como a de chagas, em que não há interesse da industria farmacêutica porque as pesquisas são caras e a quantidade de pessoas atendidas pela droga é baixa", diz Salm.
 
Escassez sanitária
 
Em outro artigo do especial, Melinda Gates, da Bill & Melinda Gates Foundation, nos Estados Unidos, aponta que a saúde dos países em desenvolvimento aumentaria se mulheres e meninas fossem o foco de atenção dos governos. Em outra perspectiva, Deb Niemeier, da Universidade da Califórnia (EUA), discute a escassez de serviços sanitários básicos em diversos países. Um dado curioso é que a maior parte da população mundial tem mais acesso a telefones celulares do que a banheiros.
 
Aproximadamente 768 milhões de pessoas não têm água potável; 2,5 bilhões carecem de saneamento básico e 1 bilhão defeca ao ar livre. Mais de 50% dessa população vive em países de renda média. "O uso desses serviços faz a diferença entre a vida e a morte. A diarreia, doença em que 90% dos casos estão relacionados com a acesso inadequado à água potável e ao saneamento, mata mais crianças menores de 5 anos que a Aids, a malária e o sarampo juntos", diz a engenheira. (IO)
 
Palavra de especialista
 
Exemplo para os norte-americanos
 
"Nossa proposta é que seja elaborada uma ferramenta com tecnologia de ponta que reuna diferentes fontes de informação e pesquisas em saúde. Eu cheguei a esse projeto porque ajudei a criar o currículo Lattes, que padroniza as informações de ciência e tecnologia. Tive a oportunidade de, em 2010, apoiar o governo dos Estados Unidos na elaboração de uma estrutura parecida com a nosso sistema. A primeira declaração de uma das diretoras foi a de que eles estavam 10 anos atrás do Brasil quando o assunto era educação unificada nacional. O modelo do observatório está claro, mas iremos discuti-lo novamente em um fórum mundial em Berlim, em novembro. A expectativa é implementá-lo a partir do ano que vem. Um dos maiores desafios é a questão da língua, que deve ser variada, já que os países membros da OMS exigem que a informação esteja disponível em vários idiomas. O custo inicial será de US$ 11,5 milhões. Mas o valor vale o benefício. Pesquisas feitas no Canadá poderão ser aplicadas na África e na Ásia, por exemplo, reduzindo gastos e promovendo a saúde em países dessas regiões."
 
José Salm, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade