Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Vacina imuniza macacos por 10 meses

08 de setembro de 2014
 
ISABELA DE OLIVEIRA
 
Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo de vacina com efeito 10 vezes mais duradouro do que outros já testados contra o Zaire Ebolavirus (Ebov), vírus altamente letal que se alastra pela Áfiica Ocidental em velocidade alarmante. Experiências com macacos, descritas na edição de ontem da revista especializada Nature Medicine, mostraram que a nova fórmula forneceu proteção total contra o ebola por 10 meses após sua administração. Até então, nenhum outro método havia se mostrado eficiente durante um período de tempo tão prolongado.
 
Os esforços em encontrar uma fórmula para conter o surto de ebola na Costa Oeste da África têm sido prioridade para os pesquisadores. Até a última sexta-feira, 2.097 mil pessoas haviam morrido. O número de infectados desde março, quando o vírus se espalhou, chegou a 3.944 infectados. Apesar do empenho, as vacinas anteriormente testadas em macacos garantiram imunidade durante, no máximo, cinco semanas. A equipe liderada pela pesquisadora sênior Nancy Sullivan, no entanto, conseguiu expandir essa janela de tempo com uma estratégia que consiste em duas aplicações do imunizador.
 
A primeira dose da vacina experimental foi produzida com dois segmentos genéticos do vírus causador do ebola. Essas informações foram incorporadas a um outro vírus, o ChAd3, que é inofensivo e funciona como um meio de transporte que carrega apenas o material necessário para criar a imunidade contra a doença. Experimentos com quatro macacos mostraram que essa estratégia conseguiu proteger os animais expostos ao ebola por cinco semanas após a inoculação.
 
Um dos diferenciais da vacina apresentada por Sullivan é que ela conta com duas doses, sendo a segunda um reforço. Essa estratégia é chamada de primeboost. Embora o primeiro regime de imunização com o ChAd3 tenha oferecido proteção completa em curto prazo e parcial em longo prazo, uma segunda solução com um vetor diferente, o vírus Vaccinia Ankara modificado (MVA), arrematou a defesa contra o mal. Isso permitiu que o sistema imunológico dos animais se mantivesse protegido por mais tempo. Esses resultados, dizem os autores, são inéditos.
 
Os pesquisadores perceberam que os quatro animais que receberam ambas as doses ficaram completamente protegidos por 10 meses após as vacinas, provando que a abordagem prime-boost é uma maneira eficiente de frear a escalada do surto. "Nós demonstramos pela primeira vez, ao nosso conhecimento, que a imunidade aguda e duradoura contra o Ebov pode ser conseguida utilizando uma única inoculação (proteção parcial) ou um regime de vacinação prime-boost (proteção uniforme)", diz a principal autora.
 
Na última sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, ao fim de 48 horas de debates, adotar terapias alternativas com sangue e soros sanguíneos de convalescença, bem como realizar testes com duas vacinas, para conter o surto de ebola na África Ocidental. A diretora-geral assistente da OMS Marie-Paule Kieny disse em Genebra, onde ocorreu a reunião, que as duas vacinas promissoras são a adenovírus de chimpanzé (ChAd-EBO) e a vírus da estomatite vesicular (VSV-EBO).
 
"Estudos para verificar a segurança delas (vacinas) já estão sendo conduzidos nos Estados Unidos e outros deverão começar em breve na Europa e na África. O que sabemos é que eles devem ser concluídos em novembro de 2015. Isso vai abrir caminho para que elas sejam usadas nos países afetados. Inicialmente, serão utilizadas em profissionais de saúde que estão na linha de fogo", antecipou Kieny. Além da imunização, há o remédio Zmapp, que vem sendo usado em alguns pacientes infectados, com êxito.
 
Fonte: Folha de S. Paulo

 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade