Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Clima pressiona saúde humana

28 de agosto de 2014
 
As ações voltadas à redução das mudanças climáticas no planeta também vão beneficiar a saúde humana. Por exemplo, milhões de vidas poderão ser salvas anualmente com políticas de energia e transporte que minimizem a poluição do ar e, consequentemente, as doenças respiratórias. Essas mesmas iniciativas, além disso, são capazes de diminuir a sobrecarga de enfermidades associadas ao sedentarismo físico e aos traumas de trânsito.
 
Na primeira conferência global sobre saúde e clima, essa é a lição que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende deixar. Medidas de adaptação às mudanças climáticas também são foco do evento, que começou ontem em Genebra e se encerra na sexta-feira, com a participação de mais de 300 representantes de governos -- inclusive do Brasil --, agências internacionais, lideranças sociais de especialistas em saúde, clima e sustentabilidade. Na abertura, Margaret Chan, diretora-geral da OMS, lembrou que é essencial garantir que as comunidades estejam bem preparadas para lidar com o impacto do calor, de eventos climáticos extremos, das doenças infecciosas e da segurança alimentar. Tudo isso é esperado para os próximos anos, de acordo com modelos climáticos.
 
"A evidência é esmagadora: a mudança climática ameaça a saúde humana. Soluções existem e temos de agir decisivamente para transformar essa trajetória", disse Chan. Ela lembrou que os setores de saúde precisam agir de maneira rápida e assertiva para promover estratégias bem-sucedidas. Um dos focos do debate são doenças infecciosas como cólera, malária e dengue, extremamente sensíveis ao calor e ao clima. A OMS alerta que as mudanças climáticas já estão causando dezenas de milhares de mortes ao ano devido a eventos climáticos extremos, como ondas de calor e enchentes, além da degradação das matrizes d’água e dos impactos agrícolas.
 
"Populações vulneráveis, pobres e crianças estão entre aqueles que sofrem os maiores impactos do clima e as doenças consequentes, como malária, diarreia e desnutrição, que já matam milhões ao ano", observou Flavia Bustreo, diretora-assistente de Saúde da Família, da Criança e da Mulher da OMS. "Sem ações efetivas para mitigar e adaptar aos efeitos adversos das mudanças na saúde, a sociedade vai se deparar com seus desafios mais sérios", disse.
 
A boa notícia, ressaltou Maria Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS, é que reduzir as mudanças climáticas trará benefícios imediatos à saúde. "O exemplo mais poderoso é a poluição do ar que, em 2012, foi responsável por 7 milhões de mortes -- uma em cada oito em todo o mundo. Há, agora, sólidas evidências de que mitigar as mudanças climáticas poderá reduzir imensamente esse número", disse.
 
Fonte: Correio Braziliense

 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade