Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Fabricação de equipamentos médicos cresce 4,1 porcento.

Fonte: Saúde Web
 
05/08/2014
 
Setor registra aumento de vendas e empregos, além de queda nas importações
 
Apesar do fraco desempenho da economia, a produção industrial de equipamentos e produtos médico-hospitalares e odontológicos cresceu 4,1% no primeiro semestre do ano na comparação com igual período de 2013 e subiu 7,6% no acumulado de 12 meses. Houve aumento também de 10% nas vendas (janeiro a maio) e de 3,7% no nível de empregos no semestre, com a geração de 3,3 mil novos postos de trabalho.
 
Os dados fazem parte de estudo de desempenho do setor realizado pela consultoria econômica Websetorial para a Abimed– Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares.
 
Segundo opresidente-executivo da Abimed, Carlos Goulart, embora o país atravesse dificuldades econômicas, o setor está otimista e prevê fechar 2014 com crescimento ao redor 7% a 8% - um pouco aquém dos indicadores registrados nos últimos anos, mas acima da média nacional.
Produtos estratégicos para o SUS
 
O estudo confirma ainda uma tendência já registrada desde meados do ano passado, a de queda nas importações. No total do setor houve recuo de 1,35% em relação ao primeiro semestre de 2013, mas a redução chegou a 12,7% no segmento de aparelhos de raio X e que utilizam radiação - o mais impactado pelas políticas industriais de estímulo à produção local segundo avaliação da Abimed.
 

“A queda nas importações deste segmento foi de 33% no acumulado de 12 meses. Tudo leva a crer que esses resultados decorrem das parcerias das empresas privadas com o poder público para a fabricação local de produtos estratégicos para o SUS (Sistema Único de Saúde), como aparelhos de ultrassom, raio X, tomografia computadorizada e ressonância magnética Elas têm sido responsáveis pelas principais mudanças que estão ocorrendo no setor”, analisa Goulart. 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade