Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Vigilância de SP vê brecha em lei federal antifumo

03 de junho de 2014
 
DE BRASÍLIA
 
Ministério nega falhas na redação da norma
 
O decreto que detalhou a lei antifumo nacional pode ter deixado uma brecha para que tabacarias se transformem em restaurantes, cafés e boates com fumo liberado.
 
Nesse ponto, o decreto nacional se distancia da norma de São Paulo. A lei paulista veta o fumo em locais públicos fechados, mas abre exceção para estabelecimentos "especifica e exclusivamente" destinados ao consumo dos produtos de tabaco.
 
Já o decreto nacional, publicado na segunda (2), fala apenas em "estabelecimentos destinados especificamente" à comercialização de produtos do fumo --sem a palavra "exclusivamente".
 
Para Maria Cristina Megid, diretora do centro de vigilância sanitária de São Paulo, a redação do decreto pode abrir essa brecha. Segundo ela, porém, isso não deve afetar São Paulo, já que o Estado pode ter normas mais restritivas que a nacional.
 
Paula Johns, diretora-executiva da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), afirma que a redação desse trecho causou desconforto entre entidades antitabaco.
 
O Ministério da Saúde diz que não há brechas e que, em locais públicos fechados, o fumo só será liberado em tabacarias. As novas regras valem daqui a seis meses.
 
Deve ficar a cargo da Anvisa definir tamanhos e critérios para a exposição dos maços de cigarro nos pontos de venda.
 
 
(JOHANNA NUBLAT)
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade