Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Jacinto Convit. Criador da vacina contra a hanseníase

13 de maio de 2014
 
Obituário
 
Médico venezuelano centenário estava em busca de uma vacina contra o câncer
 
Graduado em 1938 como doutor em ciências médicas da Universidade da Venezuela, o médico Jacinto Convit criou a vacina contra a hanseníase e dedicou a vida aos estudos de doenças como leishmaniose e mal de Chagas. Seu trabalho levou a Organização Pan-Americana de Saúde a declará-lo "herói da saúde pública" em 2002; antes, em 1987, o médico foi honrado com o prêmio Príncipe de Astúrias por "sua contribuição para o conhecimento de importantes doenças infecciosas e parasitárias, especialmente a imunopatologia da lepra". Recentemente, o médico trabalhava numa vacina contra o câncer.
 
Convit fundou o Instituto de Biomedicina da Venezuela e lecionou, durante anos, nas universidades de Columbia, de Miami, Case Western Reserve, e Stanford, todas nos Estados Unidos.
 
Filho de espanhóis, Convit nasceu em setembro de 1913 e viveu, desde então, em Caracas, onde se casou com a italiana Rafaela Marotta, em 1946. O casal teve quatro filhos, e dois deles se dedicaram à medicina. Ele morreu ontem, aos 100 anos, em Caracas. A causa da morte não foi divulgada.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade