Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Estados terão teste rápido para tuberculose

25 de março de 2014
 
Governo vai distribuir equipamento para detectar a doença; País ocupa o 16ª lugar no ranking de casos
 
Ligia Formenti
 
O Brasil ocupa o 16º lugar no ranking de países campeões em casos de tuberculose. No ano passado, foram registradas 71.123 novas infecções, com coeficiente de incidência de 354 pacientes para cada 100 mil habitantes. O Amazonas é o Estado que registra maior taxa do País: 70,6 casos por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio (61,7) e Mato Grosso (50,6). Em 2012 foram 4406 mortes, o que representa uma taxa de 2,3 óbitos por 100 mil.
 
Para tentar reduzir essa marca, o governo passa a partir desta semana a distribuir 50 equipamentos de teste rápido. Pelo teste é possível saber se o paciente tem ou não a doença em duas horas. Além disso, o resultado aponta, em caso de resultado positivo, se o bacilo causador da doença é ou não resistente ao antibiótico usado no tratamento, a dicipicina. A vantagem do teste é garantir maior rapidez no diagnóstico, início precoce da terapia - algo que, além de melhorar o prognóstico do paciente, evita novas contaminações. Com a tecnologia atual, o paciente precisa aguardar, pelo menos, 30 dias.
 
Piora. Até maio, todos os Estados deverão receber o aparelho. Os primeiros a receber serão Amazonas, Pernambuco, Rio, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal. Os números apresentados pelo Ministério da Saúde são piores que os registrados em 2012. Naquele ano, foram contabilizados 70.047 pacientes novos com tuberculose. O lugar no ranking das nações consideradas de alta carga piorou. Ano passado, o País ocupava a 17ª posição.
 
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, atribuiu o aumento do número de casos no período à melhoria no diagnóstico. Para ele, a posição do Brasil no ranking de países com maior número de casos deve ser relativizada.
 
"Quando falamos em números de casos em geral, o País sempre vai figurar nas primeiras posições. Seja em tuberculo se, seja em outras áreas, por causa da própria dimensão do Brasil", disse. De acordo com ele, o principal a ser observado é o coeficiente de casos, a taxa proporcional ao número de habitantes.
 
Novas drogas. Além do teste rápido, que será distribuído a 127 laboratórios, Barbosa disse que até o próximo semestre duas novas drogas deverão ser incorporadas pelo SUS para o tratamento de casos de pacientes com a forma resistente da doença.
 
As substâncias, bedaquilina e delaminida foram aprovadas recentemente nos Estados Unidos e na União Européia, respectivamente, e aguardam uma avaliação na Agência de Vigilância Sanitária brasileira.
 
O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas.
 
Desafio
 
Uma das estratégias estudadas pelo governo é conceder ao paciente um acréscimo de RS 30 no Bolsa Família. Boa parte dos pacientes com a doença tem o perfil de beneficiários do programa.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade