Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ministério diz que formados na Venezuela estão aptos

23 de março de 2014
 
Outro lado 
 
DE SÃO PAULO
 
Pasta da Saúde não atendeu à solicitação de entrevista com algum dos 41 brasileiros que estudaram naquele país
 
O Ministério da Saúde afirmou, via nota, que os brasileiros formados na Venezuela atendem todos os critérios técnicos, incluindo o de poderem exercer a profissão no país onde se graduaram.
 
"Os 41 médicos brasileiros formados na Venezuela, que se inscreveram individualmente no programa, apresentaram todos os documentos necessários, inclusive o diploma da Universidad Nacional Experimental de los Llanos Centrales Rómulo Gallegos", diz a nota, cujo objetivo é responder a cinco perguntas enviadas por escrito pela Folha.
 
O Ministério da Saúde ignorou a pergunta sobre a exigência da legislação venezuelana --não atendida pelos brasileiros-- que obriga os recém-formados a cumprirem um ano de estágio como médico rural ou fazer uma pós-graduação de dois anos.
 
O ministério se limitou a dizer que os recém-formados "estão registrados no Servicio Autónomo de Contraloría Sanitária e, portanto, legalmente autorizados a exercer a medicina como doutores e doutoras em ciências médicas, cirurgiões médicos, médicos integrais comunitários e médicas integrais comunitárias', conforme artigo 3º da Lei de Exercício da Medicina da Venezuela".
 
O artigo 8º da mesma lei, porém, estabelece que para "exercer a profissão de médico de forma privada ou em cargos públicos de índole assistencial, médico-administrativa, médico-docente, técnico-sanitária ou de investigação em povoações com mais de 5.000 habitantes, é requisito indispensável ter desempenhado pelo menos durante um ano o cargo de médico rural ou ter efetuado internato rotatório de pós-graduação durante dois anos".
 
REGISTRO PROVISÓRIO
 
Segundo o ministério, os 41 brasileiros participam atualmente do Módulo de Acolhimento e Avaliação do Mais Médicos, em Brasília. Nesse período, serão avaliados em "conhecimentos em saúde na atenção básica e de língua portuguesa".
 
Só depois de aprovados nessa etapa, diz a nota, eles receberão o registro profissional provisório emitido pelo Ministério da Saúde. Esse documento permite ao aprovado atuar por três anos só nas unidades do Mais Médicos.
 
A solicitação da reportagem para entrevistar diretamente um dos 41 brasileiros não foi atendida pelo Ministério da Saúde.
 
Vários dos recém-formados foram localizados por meio do Facebook desde quarta, mas nenhum respondeu aos pedidos de entrevista enviados pela rede social.
 
(FM)
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade