Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Casos de dengue diminuem 80 porcento no País no primeiro bimestre

19 de março de 2014
 
Apesar da queda, ministério está em alerta para que epidemia não volte principalmente no período da Copa
 
Lígia Formenti
 
O número de casos de dengue registrou uma queda de 80% nos primeiros dois meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Até fevereiro, foram contabilizadas 87 mil notificações. Em 2013, foram 427 mil casos. Segundo o Ministério da Saúde, casos graves e de mortes também reduziram: 84% e 95%, respectivamente.
 
"Isso é algo a se comemorar, mas não significa que possamos baixar a guarda", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao comentar os dados. Ele lembra que o País está atualmente no meio do ciclo da dengue: tradicionalmente o maior número de transmissões ocorre entre janeiro e maio. "Caso as ações de prevenção sejam abandonadas, resultados até agora podem se inverter."
 
O Ministério da Saúde divulgou também o Levantamento de índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LlRAa), ferramenta usada para indicar o risco das cidades para epidemia de dengue. O levantamento usa como base o número de criadouros do mosquito em determinada região. O trabalho mostra que 321 cidades estão em situação de risco, o equivalente a 22%do total de municípios analisados. Ano passado, o índice era de 27%. Outras 725 cidades estão em alerta.
 
Copa. Três cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo figuram na lista de campeãs de casos de dengue no Brasil este ano. Belo Horizonte notificou até agora 1.647 casos suspeitos, São Paulo identificou 1.536 e Brasília, 1.483. Apesar dos números, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, afirmou que o governo não espera transmissão importante para o período dos jogos. "As cidades apresentam os maiores números, mas em um ano em que a transmissão pode ser considerada muito baixa."
 
Barbosa disse estar tranqüilo até mesmo com as cidades no Nordeste, que apresentam pico de transmissão nos meses de maio e junho.
 
Registros 86% das infecções estão concentradas em dez Estados.
 
6.089 é o número de casos de Goiânia, uma das três cidades de Goiás que têm os maiores registros do País; ao lado de Luziania (2.888) e Aparecida de Goiânia (1.838).
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade