Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Pesquisa questiona benefícios da amamentação

08 de março de 2014
 
DE SÃO PAULO
 
 
Trabalho associa leite materno a risco de asma
 
 
Em um novo estudo, cientistas americanos questionaram os benefícios da amamentação após investigarem se o aleitamento materno estava associado a um melhor desenvolvimento na infância.
 
 
No trabalho, publicado recentemente na revista "Social Science & Medicine", pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio apontaram que as crianças que receberam leite materno, em comparação com as que receberam leite em pó, tiveram melhor desempenho em 8 de 11 áreas, como obesidade, performance escolar e hiperatividade.
 
 
Não houve diferença estatística em relação a dois parâmetros (relacionamento entre pais e filhos e obediência). Mas os pesquisadores notaram que crianças que receberam o leite materno tinham maior risco de ter asma.
 
 
A pesquisa avaliou os dados de mais de 8.000 crianças, incluindo cerca de 1.700 irmãos que foram alimentados de maneiras diferentes (um com leite materno e o outro com leite em pó). Entre os irmãos, não houve diferenças significantes nos resultados.
 
 
Segundo nota dos NHS (National Health Institutes), o sistema de saúde do Reino Unido, em resposta à pesquisa, isso pode se dever a fatores genéticos e ambientais que, individualmente, podem ter mais impacto do que a amamentação. A entidade, porém, reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde quanto ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.
 
 
O órgão disse também que não está claro por que o estudo encontrou uma associação positiva entre a amamentação e a asma, mas isso não quer dizer que o leite materno cause a doença.
 
 
Segundo o pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do HC da USP, faltou avaliar alguns benefícios muito claros e importantes da amamentação, como a imunidade e a proteção contra doenças gastrointestinais. "É um estudo válido, mas precisa ser avaliado com cuidado."
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade