Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Vetados 20 lotes de suplementos de proteína

28 de fevereiro de 2014
 
Anvisa proíbe venda de produtos a partir de hoje por apresentar substâncias em número -? diferente dos rótulos
 
Lígia Formenti
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de 20 lotes de suplementos usados por atletas, por apresentarem quantidade de carboidrato e proteínas diferente do que é estampado nos rótulos. Das 25 marcas analisadas, apenas uma foi considerada adequada. "É uma marca impressionante. Algo que deixa claro a necessidade de manter a médio e longo prazo um monitoramento nesse setor", afirmou a gerente substituta de inspeção e controle de alimentos da agência, Thaüta Antony.
 
A partir de hoje, os produtos não poderão ser vendidos. A Anvisa recomenda que pessoas que já adquiriram o produto entrem em contato com a empresa fabricante.
 
Thalita afirma que a diferença no teor de proteína e carboidratos não traz um risco ao consumidor. "Trata-se de fraude. Em caso de atletas, que precisam adquirir ou perder peso, essa diferença entre a composição real e o rótulo pode afetar de forma significativa o desempenho", observa.
 
Mas a Anvisa identificou ainda que, na amostra analisada, 11 produtos apresentavam traços de ingredientes como amido, milho, soja ou fécula de mandioca. "Esse é um dado que preocupa. Principalmente no caso da soja, que é um produto causador de alergias para um número significativo de pessoas."
 
A lei brasileira permite uma variação de até 20% nas quantidades de nutrientes declaradas no rótulo. Das 20 marcas que serão retiradas do mercado, 19 apresentaram valores de carboidratos superiores aos dedo na embalagem.
 
A maioria variação foi em um produto da série Whey NO² Pro-Pro Corps.Em seguida vem Fisio Whey Concentrado NO² ,que apresentou 869% a mais do que o valor de 0.98% declarado na rotulagem.No Ultra Whey Ultratech Supplements, foram detectados 25,5ig de carboidratos na porção: 750 % a mais do que o valor declarado.
 
Entre os produtos analisados, apenas um foi aprovado: 100% Pure Whey, da empresa Probiótica Laboratórios Ltda. Já as marcas 100% Whey Protein e 3 Whey Proto NO 2 da empresa Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda apresentaram resultados insatisfatórios apenas para a rotulagem. Por isso, permanecem no mercado.
 
Multa. Do conjunto analisado, há ainda dois com destino ainda não definido. Eles foram reprovados na primeira análise, mas agora a Anvisa aguarda os resultados da contraprova. A decisão da Anvisa será publicada hoje no Diário Oficial. Se o produto foi encontrado no comércio após a proibição, o estabelecimento poderá receber uma multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão, além de advertência, apreensão e inutilização do produto.
 
Variação 1.104%
 
Foi a maior variação identificada a mais do que o declarado no rótulo, no teor de carboidrato por porção. Isso ocorreu com o Whey N02 Pro-Pro Corps (aroma idêntico ao natural de milho).
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade