Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Municípios passarão por ’operação pente-fino’

11 de fevereiro de 2014
 
O Ministério da Saúde vai editar nesta semana uma portaria com regras para o descredenciamento de municípios que descumprirem as regras para a ajuda de custo aos profissionais do Mais Médicos.
 
A medida é adotada depois de o Estado revelar, na edição de domingo, que intercambistas instalados nas periferias de grandes cidades e no interior do País estão sem receber os benefícios. Para driblar o problema, os médicos vivem de cestas básicas e moram em "repúblicas".
 
A portaria deixa claro quais passos devem ser seguidos no caso de descumprimento das regras: prazo para defesa, prazo para regularização da situação e o descredenciamento, que implicará a retirada do profissional da cidade. A medida faz parte da "operação pente-fino" que o ministro da Saúde, Arthur Chioro, deve lançar para evitar descumprimento das regras do programa.
 
Municípios que participam do Mais Médicos são obrigados a providenciar alimentação, moradia e transporte para os intercambistas, como contrapartida ao pagamento da bolsa dos profissionais, o que é feito pelo Ministério da Saúde. No entanto, há registros de municípios que não respeitam o acordo.
 
Até agora, a pasta notificou 37 prefeituras acusadas de não providenciar o auxílio. Desse grupo, 27 regularizaram a situação. Somente uma, Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, foi descredenciada. O município ficou dois meses sem pagar o auxílio a três médicos integrantes do programa.
 
Chioro disse acreditar que a lista de municípios denunciados deve aumentar com a "operação pente-fino". Ele avalia, no entanto, que o crescimento não será muito expressivo.
 
Em entrevista ao Estado, afirmou que os problemas constatados são localizados e não comprometem a legitimidade do programa.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade