Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Sudeste deve ter maior número de cânceres ligados à longevidade

05 de fevereiro de 2014
 
DE SÃO PAULO
 
Estimativa aponta diferenças regionais na incidência da doença
 
Estimativas de novos casos de câncer em 2014, divulgadas ontem pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Dia Mundial do Câncer, mostram as diferenças regionais na incidência de câncer. Hábitos e condições de saúde e socioeconômicas são os responsáveis pelas variações.
 
O estudo é baseado nos registros de casos e mortalidade por câncer. A estimativa é divulgada a cada dois anos, com o objetivo de desenhar o cenário da doença e permitir ajustes nas políticas públicas.
 
Os novos números confirmam a tendência observada pelo Inca em 2012 de redução dos casos novos de cânceres do colo do útero e de pulmão em homens (pela queda no número de fumantes),
 
O Sudeste deverá ter maior incidência de tumores associados a melhores condições socioeconômicas e à urbanização, que levam à maior expectativa de vida: próstata, mama e cólon e reto.
 
Apesar de o câncer de próstata ser o mais incidente entre os homens em todos os Estados brasileiros, o risco varia de 21 casos por 100 mil habitantes no Amapá a 108 no Rio de Janeiro. No país, a taxa bruta é de 70,4 casos por 100 mil habitantes.
 
Já no Norte o câncer de colo de útero, que pode ser evitado por meio do exame de Papanicolaou, deve continuar a ser o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O tumor também é o segundo mais frequente entre as do Nordeste e Centro-Oeste, segundo o Inca --sempre excluído o tumor de pele não melanoma, o mais frequente em toda a população.
 
Em todos o país, o câncer de colo de útero ocupa a terceira colocação entre os mais frequentes no sexo feminino.
 
No Sul, chama a atenção a maior incidência de câncer de pulmão e de esôfago, devido à maior prevalência de fumantes na região e ao consumo do chimarrão.
 
Em toda a região Sul, a taxa bruta para o tumor maligno de pulmão é de 33,6 casos por 100 mil habitantes para homens (segundo colocado no ranking dos mais incidentes, depois do câncer de próstata) e a 21,35 para mulheres (terceiro no ranking, depois de mama e cólon e reto).
 
Em novembro, o Inca divulgou estimativa de 576.580 novos casos de câncer em 2014 em todo o país.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade