Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Dia Mundial da Luta contra o Câncer

03 de fevereiro de 2014
 
Tratamento surge como esperança para pessoas com câncer de tireoide avançado
 
 
Aincidência de câncer aumentou 20% na última década e se tornou uma questão de saúde pública em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2014, haja 576 mil novos casos de câncer, dos mais variados tipos, somente no Brasil. 
 
 
A incidência de câncer de tireoide, especialmente nas formas mais comuns (papilífero e folicular), tem aumentado nos últimos anos, sendo considerado o sexto tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo, com aproximadamente 160 mil casos ao ano. Destes, cerca de 25mil pessoas morrem por causa da doença. No Brasil, segundo estimativa do INCA, em 2014 este tipo de câncer será o quinto mais comum em mulheres, com cerca de 8.050 novos casos no ano. 
 
 
Embora sejam comuns e, em sua maioria, benignos, é preciso prestar muita atenção ao encontrar um nódulo na tireoide, pois alguns casos podem evoluir para o câncer de tireoide. Os tipos papilífero e folicular são classificados como "diferenciados" e representam ampla maioria dos cânceres de tireoide. 
 
 
O tratamento do câncer de tireoide é sempre cirúrgico. Nos casos de carcinomas bem diferenciados -tumores malignos cujas células têm aparência mais próxima do tecido normal -, o tratamento depende da avaliação médica e de fatores de risco, que indicarão a extensão da cirurgia e a necessidade de terapias com iodo radioativo. Alguns casos, no entanto, podem apresentar lesões à distância, conhecidas como metástases, e que podem se tornar resistentes ao tratamento com iodo; é o chamado câncer de tireoide bem diferenciado refratário a iodo radioativo. Neste estágio, a doença está muito avançada e se torna mais difícil de tratar, sendo associada a uma taxa de sobrevida menor. O tratamento com iodo já não funciona e a quimioterapia convencional é ineficaz. 
 
 
"É preciso esclarecer que o câncer de tireoide não é uma doença simples, porém é uma doença curável. Cerca de 95% dos casos deste tipo de câncer são curáveis, pois a evolução da doença costuma ser lenta", explica o Dr. Gilberto de Castro Júnior, Médico Oncologista Clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Hospital Sírio Libanês.
  
 
Para tratar casos de câncer de tireoide em estágio avançado, a aprovação de sorafenibe (Nexavar-? da Bayer HealthCare Pharmaceuticals) pela agência regula 
 
 
tória norte-americana Food and DrugAdministration (FDA) foi realizada em caráter de prioridade, após o Estudo DECISION (que avaliou o tratamento de sorafenibe para câncer de tireoide diferenciado localmente avançado ou metastático, refratário ao tratamento com iodo radioativo) ter oferecido melhora significativa no tratamento do câncer de tireoide metastático, em comparação às opções existentes no mercado. O estudo incluiu 417 pacientes e avaliou a eficácia e a segurança de Nexavar-? no tratamento deste tipo de câncer. 
 
 
De acordo com Ana Hoff, chefe da unidade de endocrinologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e endocrinologista do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, a nova indicação de Nexavar-? surge como única opção para tratamento do câncer de tireoide diferenciado em estágio avançado e oferece novas possibilidades terapêuticas para a doença. 
 
 
"Normalmente, o tratamento principal é a cirurgia e depois os pacientes passam por sessões de iodoterapia. Nexavar-? é indicado para pacientes com câncer de tireoide metastático, em progressão e que não respondem mais ao iodo. Nesses casos, a quimioterapia se torna ineficaz e o medicamento passa a ser a única opção de tratamento para esses pacientes", conclui a Dra. Ana Hoff.
 
Fonte: O Povo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade