Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ônibus oncológico atendeu cerca de 400 mulheres e 300 homens

29 de janeiro de 2014
 
Unidade está instalada no bairro Vila Nova, em Imperatriz, desde o fim do ano passado. Os primeiros exames já estão sendo entregues aos pacientes.
 
Imperatriz - Cerca de 400 exames de Papanicolau - teste ginecológico de citologia cervical - (prevenção ao câncer de colo de útero) - foram realizados até ontem na unidade móvel de oncologia (ônibus) instalado em frente à Unidade Mista Clésio Fonseca, no bairro Vila Nova, em Imperatriz, desde o fim do ano passado. Os primeiros exames já estão sendo entregues aos pacientes.
 
A coordenadora da unidade móvel oncológica, Vilenice Batista, observou que a primeira região da cidade a ser beneficiada com o atendimento do serviço móvel esta sendo a Vila Nova.
 
Cerca de 300 homens já foram atendidos com a Prova do Antígeno Prostático (PSA), exame de próstata. "Pacientes do Vila Nova devem realizar o pré-agendamento na unidade móvel, que fica em frente à Unidade de Saúde Clésio Fonseca, na Rua Dom Marcelino", orientou a coordenadora.
 
A equipe médica é composta por especialistas nas áreas de dermatologia, ginecologia, urologia, mastologia, radiologia e oncologia. Os profissionais trabalham diariamente.
 
Visita - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), e a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, visitaram o ônibus de prevenção e combate ao câncer na segunda-feira.
 
O ônibus é equipado para realizar 7,6 mil exames preventivos/mês dos cânceres de mama, colo de útero e de pele, além de poder realizar cirurgias. A unidade móvel recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões e servirá para reforçar o atendimento já oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
 
A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer é resultado de parceria firmada entre a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz e Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos).
 
Cadastramento - Para agilizar o atendimento à comunidade, os agentes comunitários de saúde cadastraram os moradores da Vila Nova e de regiões circunvizinhas.
 
O ônibus-hospital continuará atendendo durante período indeterminado os moradores em frente à Unidade Mista de Saúde Clésio Fonseca. A meta, de acordo com a coordenadora da unidade móvel oncológica, é atender todos os pacientes cadastrados até concluir a demanda de exames de Papanicolau, PSA e biopsia de pele.
 
O Papanicolau deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após três exames anuais consecutivos normais, o exame pode ser realizado com menor frequência, podendo ser, em mulheres de baixo risco, até a cada três anos, de acordo com a análise do médico. Porém, mulheres com pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino devem continuar se submetendo ao exame anual.
 
O exame consiste basicamente na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posteriormente por um citopatologista (que pode ser um biomédico, farmacêutico bioquímico ou médico) ao microscópio. É citológico, examina a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisa alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical.
 
Equipamento - O ônibus modificado foi dividido em dois andares, contando com sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpo citologia para realização do Papanicolau e há ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
 
No caso do câncer de pele será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo serviço.
 

Fonte: O Estado do Maranhão



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade