Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Vacina contra HPV será distribuída a partir de março

16 de janeiro de 2014
 
PROTEÇÃO | Municípios receberam guia prático sobre o HPV
 
Vacina contra HPV será distribuída a partir de março
 
A distribuição de vacinas contra HPV acontecerá em março, mas o planejamento para distribuição da vacina já iniciou agora. A Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) está planejando reunião para o dia 29 de janeiro para esclarecer às adolescentes de 11 a 13 anos a importância da vacina. Para a SESAPI, presume-se que estas meninas ainda não iniciaram a vida sexual e por isso precisam de orientações sobre os riscos do HPV e a importância da vacina.
 
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, até o momento a SESAPI só recebeu o material técnico - material impresso com instruções sobre a vacina - e um guia prático digital sobre HPV, que já foi repassado para os municípios. Ainda não há um número exato da quantidade de vacinas a serem distribuídas no Piauí, mas Doralice tem expectativa que cerca de 100.000 doses da vacina cheguem ao Estado. Ela ressalta que este público de garotas que vai ser vacinado necessita de uma conscientização mais específica e para isso estão sendo mobilizados vários setores da SESAPI, como Coordenação de Doenças Transmissíveis, Epidemiologia, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Gerência de Atenção Básica, Gerência de Vigilância e Saúde e também técnicos da diretoria de Unidade de Vigilância em Atenção à Saúde (DUVAS). Também convidamos técnicos da Secretaria de Educação para auxiliar na orientação das meninas.
 
Para o dia 10 de março está prevista a distribuição da primeira dose. Antes disso haverá ação estratégica dentro das escolas e também das unidades básicas para incentivar as meninas a se vacinarem. "Quanto mais as pessoas conhecerem a doença, mais medos vão ter e vão procurar a prevenção, tanto pelo preservativo como pela vacinação", reitera Doralice.
 
Já a segunda dose da vacina está prevista para setembro e a terceira dose ainda vai ser agendada. O intervalo da segunda para terceira dose é de 05 anos.
 
Doralice adverte que as meninas que não se vacinarem correm o risco é adquirir. Ela analisa que imunização ofertada pelo Ministério da Saúde é eficaz, por ser uma vacina quadrivalente que protege os 04 subtipos de HPV, dentre os 150 tipos, sendo 12 relacionados ao câncer de colo do útero. Destes o 16,18, 6 e 11 são considerados tipos oncogênicos causadores de câncer.
 
No ano que vem vai ampliar o público alvo para vacinação e meninas com 09 e 10 anos vão entrar no grupo. O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que cinco milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV (VE)
 
Fonte: Meio Norte


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade