Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Anvisa implementa novas regras

14 de janeiro de 2014
 
Paula Takahashi
 
Enviada especial
 
Consenso entre as gigantes do setor, a dificuldade de liberação dos produtos para venda no mercado brasileiro é um dos principais entraves para reduzir a defasagem do parque tecnológico do país em relação aos demais. "O processo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem exigências e tempo próprios. Por isso, nossa expectativa é de que o Vereos PET/CT chegue ao Brasil em meados do ano que vem", prevê Leonardo Packer, responsável na América Latina pela linha de imagem molecular e cuidado oncológico da Philips. Em nota, a agência explicou que o processo depende do tipo de aparelho. "A meta é de emitir o primeiro pronunciamento sobre o produto em até 90 dias", informou também o texto.
 
Já há medidas em andamento para que esses prazos sejam reduzidos. "Recentemente, foi assinado um decreto presidencial que permite flexibilizar algumas exigências no registro do produtos para saúde. Uma delas é a de certificação da linha de produção", esclareceu a agência. "Hoje, é preciso exigir a certificação de todos os produtos, mas, com o decreto, isso poderá ser feito de forma mais racional. Com certificações mais rápidas, o registro também ganhará agilidade", garante a Anvisa.
 
A expectativa do mercado brasileiro atualmente é quanto a chegada do Pet/RM, já em uso em outros países. "É semelhante ao PET/CT, porém substituindo a tomografia computadorizada, que é acoplada ao Pet pela ressonância magnética. Sua maior indicação seria na avaliação das neoplasias de colo de útero, ovário e endométrio, entre outras aplicações", afirma Ivana Moura Abuhid, médica nuclear do Departamento de Diagnóstico por Imagem do Laboratório Hermes Pardini, em Belo Horizonte. (PT)
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade