Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Resgate paulista usa WhatsApp para mobilizar equipes

Grupos criados no aplicativo facilitam comunicação e buscam tornar o atendimento mais rápido em caso de desastres e ocorrências com múltiplas vítimas
Médicos e enfermeiros do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências) da Secretaria da Saúde de São Paulo estão usando o WhatsApp, aplicativo de mensagens de texto via redes móveis, para agilizar o atendimento pré-hospitalar dos pacientes na capital e região metropolitana do estado. A iniciativa busca reduzir o tempo de atendimento das chamadas telefônicas, acelerando a chegada ao local da ocorrência.
Pelo sistema convencional, é preciso ligar para todos os profissionais por meio de um sistema de “cascata”: o médico chefe do plantão é avisado da ocorrência e entra em contato com o primeiro nome do médico e enfermeiro da lista que, por sua vez, liga para o segundo e assim por diante, até que todos os membros da equipe sejam avisados.
O aplicativo, por sua vez, permite a criação de grupos reunindo médicos e enfermeiros, que são avisados simultaneamente. Um único “ok” de cada membro permite que o chefe de plantão saiba imediatamente quem está disponível e a caminho para atendimento no local da ocorrência.
O novo sistema de comunicação via WhatsApp foi testado durante o incêndio do auditório Simón Bolívar, do Memorial da America Latina, no último dia 29 de novembro, e do desabamento de um prédio em construção na cidade de Guarulhos.
Foram criados no aplicativo três grupos diferentes: um para chamada e recrutamento dos profissionais disponíveis, outro pelo qual os médicos e enfermeiros podem conversar para trocar informações sobre a ocorrência sem congestionar ou tirar o foco do aviso e um terceiro para desmobilização da equipe. Todos os médicos e enfermeiros do serviço foram adicionados e têm acesso às informações disponibilizas nos três grupos.
Foram feitas reuniões para definição de regras de utilização de forma a garantir o bom funcionamento do sistema, além de aprimorar o serviço com sugestões e esclarecer dúvidas. A ferramenta também será implantada nas bases novas do Grau localizadas no interior e litoral do Estado.
Fonte: Saúde Web


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade