Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Luta contra a obesidade no País

16 de novembro de 2013
 
Pesquisa aponta que 51% da população acima de 18 anos está com excesso de peso. Fator está associado a uma série de doenças
 
Pela primeira vez no Brasil, 51% da população acima de 18 anos está com excesso de peso. Só de pessoas com obesidade, são mais de 17%. É o que mostra a Pesquisa Vigitel 2012 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a luta contra a obesidade uma prioridade, pois ela é um dos principais problemas de saúde enfrentados atualmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O excesso de peso está associado a uma série de doenças não contagiosas e compromete a qualidade de vida. No dia Nacional de Prevenção da Obesidade, saiba o que é preciso para prevenir o excesso de peso e ter uma vida saudável.
 
Segundo a Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, prevenir a obesidade é muito importante para a população.
 
"A obesidade vem aumentando ano a ano e uma parcela de brasileiros que não tinha obesidade, tem se tornado obesa", ressalta.
 
De acordo com a Coordenadora do CGAN, o excesso de peso é um fator de risco para doenças que acometem a muitos brasileiros, como diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. O tratamento é feito a partir de avaliação do grau da obesidade que o paciente apresentar.
 
"Pacientes com obesidade severa, que não tiveram resposta na atenção básica nem na atenção especial, com cardiologistas e endocrinologistas, no intervalo de dois anos, podem ter indicação para a cirurgia bariátrica, após avaliação de exames e critérios", explica.
 
O procedimento é feito no âmbito hospitalar e, de acordo com Patrícia Jaime, apresenta diversos resultados positivos na perda de peso e também no controle de outras doenças associadas. O Ministério da Saúde lançou portaria que redefiniu as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, ampliando assim, o acesso da população aos cuidados com a saúde.
 
Alerta - Brincadeiras apenas na frente do computador, videogame, televisão e outros eletrônicos podem levar ao sedentarismo e obesidade infantil. Algumas atividades físicas, como a natação, são recomendadas para crianças a partir de seis meses de idade.
 
De acordo com o pediatra Sílvio Monteiro Filho, do Hospital Federal da Lagoa, crianças sedentárias são mais propícias ao aumento do colesterol e têm mais risco do aparecimento da obesidade e outras doenças. Mas o médico alerta que é necessário iniciar a atividade física adequada para cada idade.
 
"Crianças pequenas não devem ser submetidas a atividades competitivas e extenuantes. O exercício físico tem que ser uma recreação e um incentivo ao lazer e a prática de esportes", afirma.
 
A técnica de enfermagem Amanda Chaves, 35 anos, tem três filhos (de 16, 13 e 12 anos) e desde pequenos eles fazem atividades físicas além das aulas de educação física na escola. Além disso, os horários de brincadeiras no computador e eletrônicos são organizados. Cada um pode brincar na internet por 30 minutos pela manhã e 30 minutos à noite e o videogame, só aos finais de semana.
 
Para a mãe, o incentivo à prática de exercícios e ao cuidado com a saúde começa dentro de casa. Além disso, Amanda incentiva a alimentação saudável, mesmo sabendo que é difícil convencer as crianças.
 
"Os mais velhos gostam de sucos, verduras e frutas.
 
Só a mais nova que ainda é fã de doces e guloseimas, mas tentamos evitar. Refrigerantes só podem ser consumidos no final de semana", comenta.
 
Segundo o pediatra, Amanda está no caminho certo no cuidado com os filhos.
 
"A partir dos seis meses de idade, os bebês já podem fazer natação", explica o médico.
 
Algumas crianças não simpatizam com atividades físicas, mas forçar não é a solução. O pediatra Sílvio Monteiro Filho afirma que "não se deve obrigar a criança a fazer um exercício físico. O ideal é que os pais conversem com ela e encontrem alguma atividade que ela goste e vá animada".
 
Ele recomenda que sejam alternadas atividades até que se descubra do que a criança gosta mais, como corrida, vôlei, futebol, ginástica, andar de bicicleta e outras, desde que sempre acompanhadas de um profissional.
 
Na escola - O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação instituíram em 2007 o Programa Saúde na Escola(PSE), que é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. O intuito do programa é promover a prevenção e o cuidado com a saúde. Além disso, o Ministério da Saúde implementou, em 2011, o Programa Academia da Saúde, que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física, lazer e modos de vida saudáveis.
 
Fonte: O Fluminense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade