Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Santa Casa recebe prêmios por serviços

11 de novembro de 2013
 
RECONHECIMENTO
 
Método Canguru é referência e banco de leite recebe o padrão ouro
 
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará comemorou a premiação de dois serviços essenciais à vida organizados pelo hospital: o Banco de Leite, credenciado no padrão Ouro do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, e o Método Canguru, que recebeu a placa de referência estadual do Ministério da Saúde, pelos serviços prestados na instituição às crianças recém-nascidas pré-maturas e com baixo peso. O evento, realizado no terceiro andar da Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, contou com a participação de servidores, parceiros e usuários.
 
Para Cynara Souza, coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa, o prêmio é resultado do trabalho de uma equipe multiprofissional, que envolve médico, nutricionista, enfermeiro, bioquímico e técnico de enfermagem. "O nosso trabalho é feito para fortalecer a rede de banco de leite, utilizando a promoção do aleitamento materno e consequentemente da redução do índice de mortalidade", contou. A coordenadora destacou ainda a parceria com o Corpo de Bombeiros, por intermédio do Projeto Bombeiros da Vida, que ajuda na coleta do leite. Cynara ressaltou que a qualidade do processo e do controle do trabalho permitiu a adequação de 98%, que é a categoria Ouro segundo o padrão internacional.
 
Gabriela Farias, uma das tutoras do Método Canguru, atribuiu a premiação ao trabalho da equipe e a portaria, expedida pelo Ministério da Saúde, que repassa verbas ao programa. "O valor é de R$ 150 por leito ao dia O recurso servirá para manter o padrão de atendimento do serviço", afirmou.
 
O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, de enfatizou a relevância do Banco de Leite para o Estado. "O Banco de Leite não é só arrecadador, funciona também como avaliador, trata o leite e repassa, com todo o cuidado, para as crianças que ainda não podem mamar no peito da mãe", disse. Para o secretário, a premiação reconhece a iniciativa desenvolvida pela Santa Casa. "O Banco de Leite ainda tem a função de discutir a importância do aleitamento materno com a sociedade, por meio da mensagem: quem é amamentado exclusivamente com leite materno até os seis meses, terá um sistema imunológico perfeito", ressaltou.
 
Hélio Franco explica que o Método Canguru é um modelo copiado da cultura indígena. "E uma espécie de incubadora natural. Este contato com a mãe é fundamental para que a criança prematura se desenvolva e evite, inclusive, transtornos neurológicos", relatou.
 
Durante a comemoração, ainda foram entregues a certificação iberoamericano, no padrão Bronze, conquistados pelos Bancos de Leite do Hospital Materno Infantil do município de Marabá (sudeste do estado); e do Hospital Santo Antônio Maria Zacarias do município de Bragança (nordeste do estado). "A Santa Casa é a mãe destes bancos de leite, pois a nossa equipe foi mostrar aos municípios como funciona", afirmou a presidente da Santa Casa, a médica Ana Conceição Matos Pessoa. Para a presidente, o desafio da fundação ganha novas perspectivas a partir da premiação. "Quando você é premiado pelo que você faz, gera a vontade de fazer cada vez melhor. Este fator também incentiva as mãezinhas a doarem mais leite", destacou.
 
 
Quem quiser participar sendo uma mãe doadora deve entrar em contato pelos telefones 0800 727 2057 ou (91) 4009-2311/2212/2318/0310 (atendimento 24 horas). A doadora não precisa ir até a Santa Casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros faz a coleta na casa da voluntária.
 
Fonte: O Liberal


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade