Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Médico ilegal será investigado

06 de novembro de 2013
 
Ministério pedirá informações ao CFM sobre mais um profissional suspeito de mutilações inscrito no Mais Médicos
 
JULIA CHAIB
 
 
DANIELA GARCIA
 
  
O Ministério da Saúde informou ontem que pedirá esclarecimentos ao Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o profissional selecionado para o programa Mais Médicos em Manaus, suspeito de mutilar mulheres no Amazonas e investigado por atuar ilegalmente no país. A decisão da pasta foi tomada depois de o Correio revelar que Yasser Arafat Salinas Cury, 30 anos, foi autuado pela Polícia Civil exercendo a profissão sem o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), em um hospital público no interior do Amazonas, além de responder a processos por lesionar fisicamente, pelo menos, duas mulheres em cirurgias plásticas realizadas com o irmão Carlos Cury, também investigado e descredenciado do Mais Médicos.
 
 
De acordo com o secretário de Gestão e Educação da pasta, Mozart Salles, serão checados os precedentes criminais de Arafat. "Terá um processo de avaliação sobre o exercício ilegal anterior ou de uma conduta que seja lesiva a um paciente no Brasil", disse. Mozart garante que, se comprovada a denúncia, o Ministério requisitará o desligamento do médico do programa. "Nós estamos com uma consultoria jurídica analisando o caso."
 
 
Yasser Arafat ingressou na iniciativa por meio de uma ação na Justiça. Por ser formado na Bolívia, país que tem proporção de médicos por mil habitantes inferior a do Brasil -- o que o impede de participar do Mais Médicos --, o profissional não pôde entrar no programa por meio de inscrição individual, sem a revalidação do diploma. Para trabalhar no país, ele precisaria certificar a formação universitária. Recentemente, Arafat tentou duas vezes, mas foi reprovado.
 
 
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informou que Arafat já está na cidade, mas não trabalhará até que receba a licença. A previsão do órgão federal é dar a permissão a todos os profissionais do programa até o fim desta semana. Até o fechamento desta edição, o CFM não tinha recebido o pedido de esclarecimentos do Ministério da Saúde.
 
 
"Nós estamos com uma consultoria jurídica analisando o caso" Mozart Salles, secretário de Gestão e Educação
 
Fonte: Correio Braziliense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade