Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Alimentos devem ter até 68 porcento menos sódio

06 de novembro de 2013
 
Lígia Formenti brasília 
 
Laticínios, embutidos e refeições prontas produzidos no País terão de reduzir em até 68% os seus teores de sódio nos próximos quatro anos. A mudança foi acertada ontem entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). 
 
Esta é a quarta e última fase de um acordo firmado entre governo e fabricantes em 2011 para diminuir a quantidade do ingrediente em vários produtos alimentícios vendidos no Brasil. O objetivo é tentar reduzir o risco de doenças relacionadas ao consumo excessivo do produto, como hipertensão, problemas renais e cardíacos.
 
 
Pelas contas do Ministério da Saúde, feitas com base em informações repassadas pela indústria, a redução permitirá a retirada de 28 mil toneladas de sódio até 2020. Ao todo, o acordo abrange 16 categorias de alimentos: de massas instantâneas, pães e bisnaguinhas até cereais matinais, biscoitos e maionese.
  
Nesta última etapa, a maior redução está prevista para a muçarela. Até 2016, a fórmula do produto deverá conter 68% menos sódio do que o apresentado atualmente - 1,6 mil miligramas. Em seguida, vem o requeijão cremoso, que terá uma redução de 63,2% do ingrediente.
 
 
O sódio, se consumido em excesso, eleva a retenção de líquidos, o volume sangüíneo e, como conseqüência, eleva a pressão e o esforço cardíaco e dos rins. Apesar dos riscos, o brasileiro o consome de forma excessiva. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de até 5 gramas de sal, do qual o sódio faz parte, mas no País são consumidos, em média, 12 gramas por dia.
 
 
Crítica
 
 
"Não se espera, em médio prazo, um resultado impactante na saúde pública, que deveria ser o objetivo deste acordo." PROTESTE, EM NOTA ONG DE DIREITO DO CONSUMIDOR.
 
 
O consumo abusivo não pode ser atribuído apenas ao gosto pelo tempero. Muitas vezes, a ingestão ocorre de forma desavisada, pois o teor é alto mesmo nos alimentos de sabor adocicado que levam o ingrediente. Isso porque o mineral é usado como conservante dos alimentos: ao retirar a água do produto, ele reduz os riscos de proliferação de bactérias. Para diminuir o sal, a indústria deve mudar a composição dos produtos.
 
 
Apresentado como um grande avanço pelo governo e pela indústria, o acordo é considerado tímido por especialistas. Mesmo se as metas estabelecidas forem cumpridas, muitos produtos ainda terão teor de sódio superior ao de outros países. A coordenadora-geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, diz que os valores foram definidos com base em uma média. A idéia é que, ao fim do prazo, os produtos tenham níveis equivalentes ao menor teor encontrado no mercado quando a meta foi estabelecida ou valores do mercado internacional. "Vale o que for menor."
 
 
Sem efeito. Em nota, a Proteste, ONG de direito do consumidor, afirmou que os valores acertados no termo estão próximos dos teores já encontrados atualmente e que apenas produtos com níveis muito acima da média terão redução significativa.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade