Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Médicos denunciaram de antemão armas químicas na Síria

05 de novembro de 2013
 
Por SHERYL GAY STOLBERG e ANNE BARNARD
 
WASHINGTON - Meses antes de um ataque com armas químicas matar centenas de sírios e provocar ameaças de um ataque militar americano, um anestesista chamado Majid ouviu uma explosão perto de sua casa em um subúrbio de Damasco.
 
Ele correu até o hospital improvisado onde trabalha e encontrou pacientes com a pele irritada, os olhos ardendo e sem conseguir respirar.
 
Majid, que só deu seu primeiro nome, coletou amostras de cabelo e urina, roupas, folhas de árvores, terra e até um pássaro morto. Ele as compartilhou com a Sociedade Médica Sírio-Americana, grupo humanitário que vinha entregando essas amostras para autoridades da inteligência dos Estados Unidos como provas de possíveis ataques químicos.
 
Inspetores da ONU deram os primeiros passos para destruir o arsenal químico da Síria. Mas, enquanto o governo Obama reivindica o crédito por forçar o ditador Bashar al-Assad a entregar seu arsenal, alguns especialistas dizem que o verdadeiro crédito é dos médicos que arriscaram suas vidas -e enfrentaram questões de ética médica- para denunciar o uso de armas químicas.
 
A guerra civil na Síria tem sido especialmente perigosa para os profissionais de saúde. Um relatório da ONU descreveu "ataques a hospitais, pessoal e transportes médicos".
 
Segundo estimativas diversas, mais de cem médicos foram mortos e até 600 estão presos.
 
Mais da metade dos hospitais públicos foi danificada e 37% estão fora de serviço, segundo a Organização Mundial da Saúde.
 
Muitos médicos fugiram. Os que ficaram dizem que o atendimento básico muitas vezes não está disponível.
 
A guerra química -que culminou com o ataque de gás sarin em agosto que matou centenas de sírios- tornou a situação ainda mais complexa, colocando questões sobre se e como denunciar.
 
O grupo humanitário Médicos Sem Fronteiras (MSF) está operando em seis hospitais improvisados no norte controlado pelos rebeldes, sem permissão do governo Assad.
 
Em janeiro, ele também começou secretamente a oferecer aconselhamento técnico, equipamentos e remédios para hospitais e clínicas em regiões controladas pelo governo.
 
Em 21 de agosto, o grupo recebeu notícias de alguns hospitais "parceiros silenciosos" sobre uma enxurrada de pacientes com "sintomas neurotóxicos" -aproximadamente 3.600 em três horas, incluindo 355 que morreram. Seus líderes logo debateram como lidar com a informação, disse Sophie Delaunay, diretora-executiva de operações da Médicos Sem Fronteiras nos Estados Unidos.
 
Eles sabiam que qualquer declaração pública poderia colocar em risco o grupo de médicos e seus parceiros sírios, expondo-os a acusações de aliança com os rebeldes. Além disso, a organização temia que os governos ocidentais usassem sua palavra como base para um ataque militar.
 
O grupo emitiu uma declaração cuidadosamente redigida, pedindo uma investigação independente, dizendo que a MSF não podia confirmar a causa dos sintomas ou estabelecer quem era responsável.
 
Pouco depois, porém, o governo Obama começou a citar as conclusões do grupo como justificativa para a intervenção militar.
 
Uma autoridade do Departamento de Estado, falando no anonimato para discutir a tomada de decisão, disse que os americanos vêm reunindo informações e que o trabalho de grupos humanitários forneceu "apenas mais um indício". Mas J. Stephen Morrison, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, disse que Delaunay e seus colegas "merecem enorme crédito" por forçar a colocação da questão na agenda internacional.
 
"Foi muito arriscado e uma decisão difícil. As coisas poderiam ter ficado feias para eles", disse.
 
O debate sobre se os médicos devem denunciar abusos aos direitos humanos é uma antiga fonte de debate, segundo Len Rubenstein, especialista em direitos humanos e ética médica na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland. Enquanto a MSF tem uma cultura de "prestar testemunho", disse, nem todas as organizações humanitárias o fazem.
 
Na Síria, o governo e grupos de oposição tentam controlar as evidências contra o outro. As alegações conflitantes tornaram crucial a coleta de amostras físicas. Mas a MSF não participou, disse Delaunay.
 
Em vez disso, os médicos sírios reuniram amostras sob a orientação de grupos estrangeiros.
 
A explosão que enviou Majid para o hospital na última primavera ocorreu no meio da noite. Depois, ele disse que pôde retirar amostras de duas pessoas.
 
Isso foi em 25 de abril. Horas depois, o secretário de Estado, John F. Kerry, e o secretário da Defesa, Chuck Hagel, disseram pela primeira vez que a comunidade de inteligência tinha evidências de que o governo sírio havia usado armas químicas.
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade