Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Profissionais são treinados para prevenir o câncer

05 de novembro de 2013
 
Ação desenvolvida pela Semus faz parte da divulgação das atividades a serem feitas pela unidade móvel para prevenir doença
 
Imperatriz - A Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus) vem desenvolvendo diversas ações voltadas para a implantação do programa Unidade Móvel Oncológica. O ônibus equipado chega à cidade dia 8 deste mês. E como parte das atividades para o funcionamento da unidade foi iniciado ontem e segue até hoje o treinamento para agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do Departamento de Atenção Básica (DAB) do município.
 
O objetivo, segundo Vilenice Batista, coordenadora do programa, é capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto ao fluxograma de atendimento da unidade móvel e conscientizá-los da importância da parceria destes na divulgação das ações do programa para a população, bem como incentivar as pessoas a realizarem os exames preventivos do câncer do colo do útero, mama, pele e próstata.
 
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, o treinamento visa também apresentar o programa Unidade Móvel Oncológica, assim como sua logística e protocolo de atendimento.
 
"É de suma importância que todos falem a mesma língua de forma que qualifique o atendimento, e é a partir do esclarecimento das normas e procedimentos que poderemos multiplicar as informações e atender cada vez melhor a população, que é nossa meta principal", afirmou a gestora.
 
A coordenação explica que a capacitação também está sendo voltada para a importância da redução da incidência de câncer de mama, de pele, de útero e de próstata, para que fique bem claro qual o objetivo principal dos serviços oferecidos.
 
Quem está ministrando a capacitação é o médico oncologista Gumercindo Filho (co-ordenador da Rede de Oncologia do Município) e as enfermeiras Vilenice Batista (coordenadora da unidade móvel) e Josenólia Araújo Almeida.
 
Conceição Madeira esclareceu que os profissionais que estão à frente do treinamento com outros integrantes da equipe já foram treinados no Hospital do Câncer de Barretos.
 
Entrega - A entrega oficial do ônibus doado pela Vale será realizada em 8 de novembro. Na oportunidade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará na cidade para fazer a entrega oficial do ônibus de dois andares equipado com sala de recepção, três consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia e pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau), além de um elevador para cadeirantes.
 
Fonte: O Estado do Maranhão


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade