Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Programa não aceita formado na Bolívia, diz ministro

05 de novembro de 2013
 
DO RIO
 
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse ontem que médicos, brasileiros ou não, formados na Bolívia não poderão atuar no Mais Médicos, pois não se enquadram na lei que criou o programa.
 
Pela norma, só poderá participar quem tiver registro profissional em países com relação mínima de 1,8 médico por mil habitantes. Na Bolívia, esse número é de 1,2.
 
O Acre propôs ao ministério que autorizasse a inclusão no programa de brasileiros formados no país vizinho sem a necessidade de revalidação de diploma.
 
A Folha mostrou no domingo que 25 mil brasileiros estudam medicina na Bolívia, em cursos baratos, com professores mal remunerados e, muitas vezes, corruptos.
 
"Isso [a questão dos formados na Bolívia] já foi negado no debate no próprio Congresso", disse Padilha após palestra no Rio. Ele deixou claro que não haverá mudanças no modelo do programa.
 
A Secretaria de Saúde do Acre fez um pré-cadastro com 700 potenciais participantes do Mais Médicos, dos quais a maioria é formada na Bolívia.
 
Um levantamento indicou que, só no Acre, há 368 médicos formados no exterior sem o Revalida, dos quais 98% estudaram na Bolívia. Estima-se que 6.000 acreanos estudam medicina no país vizinho.
 
(LUCAS VETTORAZZO)
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade