Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

162 médicos estrangeiros recebem treinamento pela SES

31 de outubro de 2013

Um grupo de 81 profissionais desembarcou ontem no aeroporto de São Luís.
 
Os 162 médicos estrangeiros que vão atender a população em 70 municípios maranhenses estão participando do acolhimento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ontem, os primeiros 81 profissionais que chegaram a São Luís terça-feira (29) participaram de seminário no Hotel Praia Mar. A programação segue até amanhã e a partir de hoje os outros 81 médicos estrangeiros que chegaram à capital no início da noite de ontem participam do treinamento. A vinda dos profissionais faz parte da segunda etapa do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os médicos que chegaram ao estado já têm o registro provisório emitido pelo Ministério da Saúde e começam a atender nos municípios no dia 4 de novembro.
 
A chefe do Departamento de Saúde da Família e coordenadora da Comissão do programa Mais Médicos no Maranhão, Silvia Amorim, explicou que o acolhimento vai proporcionar aos profissionais intercambistas um conhecimento sobre as particularidades do estado, seus determinantes sociais de saúde e seus aspectos culturais. "Contamos com vocês para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos usuários", afirmou.
 
Ela enfatizou que os médicos serão muito importantes para o estado, que ainda convive com problemas de saúde como mortalidade infantil, mortalidade materna, desnutrição, malária, dengue, hanseníase, tuberculose, entre outros. "Com certeza, o trabalho deles [ os médicos] será amplamente compensado pela acolhida calorosa das comunidades das quais vieram cuidar", disse.
 
Nos dias do seminário, os estrangeiros vão conhecer o organograma e funcionamento da SES, aspectos e caracterização do processo de regionalização do estado; funções do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (CES) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Também receberão informações sobre a assistência farmacêutica e ações para promoção do acesso aos medicamentos e uso racional - diretrizes do programa e ações de política.
 
Entre os médicos que participam do treinamento está Tomaz Quintana Diaz, 44 anos de idade, e 20 de experiência em medicina geral e integral. Ele trabalhou 9 anos em Cuba, 6 na Venezuela, 3 em Cabo Verde (África) e 2 na Guatemala, e vai atuar em Imperatriz. "Sempre trabalhei com pessoas que não tinham assistência médica e espero poder contribuir para melhorar os indicadores de saúde do Maranhão", disse.
 
Nesta segunda etapa do programa, o Maranhão está recebendo 162 novos profissionais. Eles vieram para São Luís em duas comitivas um voos da Força Aérea Brasileira (FAB), vindo de Fortaleza (CE). A primeira comitiva desembarcou no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado na tarde de terça-feira e foi recepcionada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, representando o Governo Federal. O outro grupo de profissionais chegou a São Luís no início da noite de ontem.
 
Unidades básicas - A maioria dos médicos que chegaram ao Maranhão vem de Cuba. Eles atuarão em unidades básicas de saúde de 70 municípios maranhenses, entre eles São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Na capital, quatro médicos atuarão na atenção básica, mesmo número de Paço do Lumiar. São José de Ribamar é a cidade da Grande Ilha que receberá o maio número de médicos, seis.
 
No estado, 63 médicos já estão atuando pelo Mais Médicos: são 25 brasileiros e 38 estrangeiros. Eles foram selecionados na primeira etapa do programa. De acordo com o Ministério da Saúde, o impacto de atendimento na população é de 217.350 pessoas. Com a chegada dos novos profissionais aos municípios maranhenses, o número de médicos atuando no estado será de 225 profissionais, sendo 25 brasileiros e 200 vindos de outros países.
 
Os primeiros 38 médicos estrangeiros - a maioria cubanos, 35 - chegaram a São Luís no dia 15 de setembro e, após passarem uma semana participando e treinamento promovido pela SES, viajaram para os municípios para os quais foram selecionados. A vinda dos estrangeiros ao Maranhão se deve ao fato das cidades do estado para as quais eles foram selecionados não terem sido escolhidas por nenhum médico brasileiro durante a fase de cadastros para o programa Mais Médicos, na qual os profissionais do Brasil puderam escolher em que município trabalhar.
 
Municípios que serão atendidos
 
Altamira do Maranhão, Amarante do Maranhão, Arame, Buriticupu, Chapadinha, Coroatá, Monção, Santa Helena, São José de Ribamar, Serrano do Maranhão, Urbano Santos, Vargem Grande, Água Doce do Maranhão, Alcântara, Alto alegre do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Araioses, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriti, Buriti Bravo, Cândido Mendes, Cantanhede, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Codó, Coelho Neto, Colinas, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Icatu, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Itinga do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, Lago da Pedra, Maracaçumé, Marajá do Sena, Mata Roma, Matinha, Matões, Mirador, Nova Olinda do Maranhão, Paço do Lumiar, Paraibano, Parnarama, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Peritoró, Pinheiro, Poção de Pedras, Riachão, Rosário, Santa Helena, Santa Quitéria do Maranhão, Santa Rita, São João Batista, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Vicente Férrer, Sítio Novo, Timbiras, Tuntum, Tutoia, Vargem Grande, Vitorino Freire e Zé Doca.
 
Fonte: O Estado do Maranhão


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade