Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Revalida tem menos de 10 porcento de aprovados

29 de outubro de 2013
 
BRASÍLIA Do total de 1.595 médicos formados no exterior que fizeram o exame de revalidação do diploma (Revalida) este ano, apenas 155 (9,7%) seguirão para a segunda etapa da prova. É o menor percentual já registrado nessa fase do exame. Os candidatos já podem verificar o resultado da prova no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
A primeira fase, em agosto, teve provas objetiva e discursiva. A segunda fase medirá habilidades clínicas e será realizada em 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília. Os profissionais vão passar por simulações de atendimento médico. Para participar da próxima etapa, os aprovados deverão pagar taxa de R$ 300.
 
Em 2011, quando o Revalida foi oficializado, o percentual de aprovados na primeira fase foi de 14,2%. No ano seguinte, o índice foi de 12,5%. Composta por 110 questões objetivas e cinco discursivas, essa é a etapa que elimina a maior parte dos inscritos.
 
Quem tem o diploma revalidado pode trabalhar em todo o território nacional e não enfrenta as limitações impostas aos profissionais participantes do programa Mais Médicos. Pelo programa, o médico não precisa revalidar o diploma, mas só pode trabalhar no local indicado pelo Ministério da Saúde.
 
Como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, o Inep adiou por duas vezes a divulgação do resultado. Inicialmente previsto para 11 de setembro, a lista de aprovados foi adiada para 26 de setembro e, em seguida, para ontem.
 
Integrantes do governo chegaram a associar o atraso à tramitação, no Congresso Nacional, da medida provisória que criou o Mais Médicos. Um resultado negativo no exame, avaliaram, poderia tumultuar o debate no Legislativo, já que o fato de o programa não exigir a prova é um dos principais motivos de críticas por parte de entidades médicas.
 
O Inep nega haver relação entre o adiamento da divulgação do resultado e o Mais Médicos. O instituto afirma que o motivo foi o volume de inscritos nesta edição: houve um aumento de 75,5% em comparação ao número de participantes no ano passado.
 
Fonte: Jornal do Commercio PE


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade