Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

255 médicos cubanos vêm atuar em São Paulo

27 de outubro de 2013
 
Beatriz Bulla
 
Os profissionais selecionados na segunda etapa do programa Mais Médicos, do governo federal, começarão a atender a população no dia 4. Nesta nova leva, o Estado que vai receber o maior número de médicos é São Paulo, com 276 profissionais que desembarcaram na tarde de ontem na Base Aérea de Guarulhos e foram recepcionados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Até março de 2014, de acordo com o ministro, o Estado terá "pelo menos" 2,5 mil médicos pelo programa. Padilha reforçou que o critério de distribuição dos médicos toma por base o tamanho da população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) na região e o montante de população pobre que recebe atendimento. "São Paulo foi o que mais demandou médicos para o Ministério da Saúde, por isso também é o que mais recebe médicos mês a mês", disse.
 
A capital recebe 82 médicos nesta etapa do programa. Guarulhos terá 17 e Campinas, 13. Padilha diz que há municípios grandes contemplados por profissionais, pois existem "bairros inteiros em que a prefeitura, com todo o esforço, não consegue garantir um médico permanente no posto de saúde".
 
Cotado como futuro pré-candidato do PT ao governo paulista nas eleições de 2014, o ministro rechaçou a ideia de que a distribuição tenha conotação política. Na segunda etapa do programa, só mais dois Estados, além de São Paulo, terão o reforço de mais de 200 profissionais: Bahia (274) e Ceará (212).
 
Dos 276 médicos que chegaram ao Estado, 255 são cubanos. É o caso de Nancy Garcia, que atenderá a população de Americana, no interior. Segundo ela, a visão sobre a saúde do País, para quem vive no exterior, é de que há médicos que não se habilitam a visitar lugares distantes.
 
Recuperação. Quatorze profissionais estrangeiros ficaram de recuperação no segundo curso de acolhimento do Mais Médicos. Eles fizeram a prova anteontem, tiraram nota inferior a 5 e passarão por reforço. Ontem, começou a operação para transporte dos 1.947 profissionais aprovados na prova. Outros 220 seriam avaliados. Os médicos formados no exterior e aprovados serão transferidos, até terça, para as capitais do País.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade