Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Comissão sobre Mais Médicos reúne-se para definir novas audiências públicas

26/08/2013 - 11h26
 
A comissão mista que analisa a MP 621/13, que institui o programa Mais Médicos, reúne-se hoje, às 14h30, para votar requerimentos, quatro deles com pedidos de audiência pública para discutir a matéria. Ao todo, já foram apresentadas 567 emendas ao texto.
 
A MP estabelece novos parâmetros para a formação médica no Brasil, como a prática obrigatória de dois anos no Serviço Único de Saúde (SUS) para os estudantes de medicina, e a convocação de médicos, inclusive estrangeiros, para atuar nas periferias de grandes cidades e municípios do interior do País. Esses profissionais receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
 
A proposta, que tem o objetivo de levar profissionais para regiões onde há escassez ou ausência de médicos, vem recebendo críticas das entidades médicas. Um dos pontos polêmicos é a permissão aos profissionais com diploma estrangeiro para trabalhar sem passar pela Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida).
 
Avaliação dos médicos

Nesta segunda-feira (26), começou o processo de avaliação dos médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação que vão atuar por três anos em regiões carentes. Os 644 profissionais que vão atuar na primeira fase desembarcaram no fim de semana em oito capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, onde terão terão aulas em universidades federais sobre saúde pública e língua portuguesa.
 
A reunião da comissão mista será realizada no Plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
 
Na quarta-feira (28), a Câmara promove comissão geral para debater a MP.
 
Íntegra da proposta:
 
 
Da Redação/DL
 
Com informações da Agência Senado


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade