Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Elano Figueiredo atuou em 21 ações contra a ANS

Ex-advogado da Hapvida, diretor nomeado para a agência é investigado pela Comissão de Ética da Presidência por conflito de interesses
 
Elano Figueiredo, novo diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi responsável por ao menos 21 processos judiciais contra a agência reguladora e o Ministério da Saúde durante o período em que representou como advogado a Hapvida. A maioria das ações buscava reverter punições aplicadas à operadora de planos de saúde, que se negou a tratar segurados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Figueiredo está sendo investigado pela Comissão de Ética da Presidência da República por não ter declarado sua ligação com a Hapvida, o que representaria um conflito de interesses em sua atuação na Agência. A investigação foi aberta a pedido da Casa Civil, após reportagem do Estado revelar que a omissão do cargo no currículo enviado ao Planalto.
 
O advogado foi nomeado no último dia 2 de agosto. Questionado pela reportagem, Figueiredo disse que se retirou das ações judiciais da Hapvida contra a ANS e que vai se declarar impedido de atuar nos processos administrativos da empresa que tramitam na agência.
 
Clamor
Após o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), é a vez do Conselho Federal de Medicina (CFM) e entidades médicas nacionais alinhadas manifestaram-se contra a nomeação de Elano Rodrigues Figueiredo para o cargo de diretor da ANS. A entidade médica também solicitou a anulação da sabatina com o advogado devido ao “grave conflito de interesse”.
 
Segundo o CFM, enquanto diretor da Hapvida, Figueiredo moveu ações contrárias aos direitos dos pacientes e buscou cercear o “direito de mobilização dos profissionais por honorários dignos”.
 
* com informações da Agência Estado
 
Fonte: Saúde web


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade