Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Especialistas e produtores analisam concentração no mercado de sementes

08/08/2013 - 08h53 Comissões - Agricultura - Atualizado em 08/08/2013 - 08h53
 
Iara Guimarães Altafin
 
O domínio de grandes grupos multinacionais sobre o mercado de sementes no Brasil está em debate na manhã desta quinta-feira (8) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Por requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS), foram convidados especialistas e produtores rurais para apresentar aos senadores da CRA uma análise sobre os impactos da concentração da oferta de sementes sobre a produção de grãos no país.
 
O tradicional uso de sementes próprias nas lavouras, quando o agricultor utiliza no plantio grãos produzidos por ele em safra anterior, foi perdendo espaço com a disseminação de cultivares geneticamente modificadas. Apesar de mais produtiva, a nova tecnologia não permite que os grãos de uma safra sejam usados como sementes, por serem estéreis ou resultarem em plantas pouco produtivas, obrigando o produtor a comprar novas sementes todos os anos.
 
Atuam nesse mercado de sementes modificadas órgãos de pesquisa, como a Embrapa e os institutos estaduais, empresas nacionais e grandes grupos multinacionais. A tendência de crescimento desses últimos no mercado de sementes, inclusive com a aquisição de empresas brasileiras, foi o que motivou a senadora Ana Amélia a propor o debate.
 
A preocupação é que a falta de concorrência eleve os preços, inviabilizando a continuidade de plantios principalmente de culturas com alto valor agregado, por serem muito utilizadas pela indústria, como é o caso do milho e da soja.
 
Participam do debate o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antonio Lopes; e representantes dos seguintes órgãos, entidades e empresas: Conselho Administrativo de Defesa Econômica de Administração (CADE), Pedro Lira; da Monsanto do Brasil, Márcio Santos; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré; da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Décio Lauri Siebi; e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Eduardo Santos.
 
Fonte: Agência Senado
 

 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade